O ser humano distorce os fatos de acordo com os próprios interesses. Neste livro, Harlan Coben nos brinda com mais um de seus intricados mistérios.
Maya, capitã reformada do exército americano que servia como piloto nas guerras do Oriente Médio, se viu afastada após uma controversa decisão que resultou na trágica morte de civis. Durante sua missão, recebeu uma ligação devastadora de seu marido, Joe, informando que sua irmã fora brutalmente assassinada, deixando um marido e dois filhos adolescentes.
De volta aos Estados Unidos e trabalhando como instrutora de aviação, as tragédias continuam a persegui-la: Joe é assassinado durante um passeio no Central Park, deixando Maya sozinha para criar sua filha de dois anos. Sua melhor amiga, tentando ajudar, presenteia Maya com uma câmera escondida para monitorar a pequena enquanto está fora. A princípio, tudo parecia normal, até que a investigação do assassinato de Joe trouxe à tona pistas que reabriram a investigação sobre a morte da irmã.
Enquanto Maya luta com lembranças dolorosas de seu tempo no exército, ela faz uma descoberta aterradora nas imagens da câmera: Joe, supostamente morto, aparece brincando com a filha na sala de estar. Assombrada por dúvidas sobre estar tendo alucinações, Maya se lança em uma busca frenética por respostas. Por que sua irmã e seu marido foram assassinados em um intervalo tão curto? Qual é a conexão entre as mortes?
A investigação de Maya revela mais mistérios, incluindo a morte suspeita do irmão de Joe dezoito anos antes, seguida pela morte do melhor amigo de ambos, todos ligados pelo mesmo círculo social e escolar. Seriam esses eventos tragicamente conectados ou meras coincidências?
À medida que Maya se aprofunda, percebe que a segurança de sua filha também está comprometida. Agora, ela precisa desvendar esses mistérios antes que seja tarde demais.
Com uma narrativa contada em terceira pessoa, mas sempre pela perspectiva de Maya, Coben constrói uma trama repleta de suspense e reviravoltas, mantendo sua assinatura de enganar o leitor e revelar a verdade em doses calculadas. A leitura é fluida e cativante, difícil de largar, com um mistério se desdobrando após o outro.
Embora não seja um livro de profundas reflexões, “A Grande Ilusão” oferece uma jornada emocionante repleta de suspense. É uma leitura que recomendo vivamente para quem aprecia um bom thriller. Sente-se, relaxe e desfrute desta montanha-russa de emoções do conhecido “mestre das noites em claro”.
Nota: 4 de 5 ⭐
Sobre o Livro
- Título: A Grande Ilusão
- Título original: Fool Me Once
- Autor: Harlan Coben
- ISBN: 9788580417234
- Lançamento: 06-2017
- Editora: Editora Arqueiro
- Páginas: 304
- Compre o Livro na Amazon
- Compre o e-book na Amazon
- Adicione o livro ao Skoob
Sinopse
Maya Stern é uma ex-piloto de operações especiais que voltou recentemente da guerra. Um dia, ela vê uma imagem impensável capturada pela câmera escondida em sua casa: a filha de 2 anos brincando com Joe, seu falecido marido, brutalmente assassinado duas semanas antes.
Tentando manter a sanidade, Maya começa a investigar, mas todas as descobertas só levantam mais dúvidas.
Conforme os dias passam, ela percebe que não sabe mais em quem confiar, até que se vê diante da mais importante pergunta: é possível acreditar em tudo o que vemos com os próprios olhos, mesmo quando é algo que desejamos desesperadamente?
Para encontrar a resposta, Maya precisará lidar com os segredos profundos e as mentiras de seu passado antes de encarar a inacreditável verdade sobre seu marido – e sobre si mesma.
Sobre o Autor
Harlan Coben é autor de Refúgio e Uma questão de segundos, da série de Mickey Bolitar, Fique comigo, Confie em mim, Não conte a ninguém, Desaparecido para sempre e Cilada e dos livros protagonizados por Myron Bolitar – Quebra de confiança, Jogada mortal, Sem deixar rastros, O preço da vitória, Quando ela se foi e Alta tensão (Arqueiro) –, além de A promessa, Silêncio na floresta, Não há segunda chance e O inocente (Arx). Esses dois últimos serão relançados pela Arqueiro. Vencedor de diversos prêmios, é o único escritor a ter recebido a trinca de ases da literatura policial americana: o Anthony, o Shamus e o Edgar Allan Poe, todos por livros da série de Myron Bolitar. Suas obras já foram traduzidas para 41 idiomas. Aclamado na França, Coben é conhecido como “o mestre das noites em claro”. Seu livro Não conte a ninguém foi transformado no premiado filme homônimo estrelado por Kristin Scott Thomas e François Cluzet, disponível no Brasil em DVD. Harlan nasceu em Newark, Nova Jersey. Depois de se formar em ciência política, trabalhou no setor de turismo. Hoje mora em Nova Jersey com os quatro filhos e a esposa.